A gestão da cadeia de suprimentos (fornecedores) deve ser tratada como uma extensão dos seus próprios processos de negócio, inclusive com relação ao compliance.

Sabemos que os fornecedores fazem parte de uma importante cadeia de fluxo de valor que ajuda as organizações a alavancarem seus negócios, realizando tarefas e fornecendo produtos que, por estratégia ou mesmo necessidade, não se realiza internamente.

Desta forma, é de suma importância que o Departamento de Compras/Suprimentos, esteja atento ao seu parque não somente quanto a padrões de qualidade, questões econômicas e técnicas, mas também as políticas de Compliance e Integridade.

Aqueles processos de avaliação (Soucing) e Ranking de fornecedores onde eram avaliadas apenas questões como preço/oferta, prazos e capacidade técnica, já não são mais suficientes.

Do que adianta contratar um fornecedor que atende estes requisitos e depois vir à tona um escândalo de trabalho escravo? Ou situações entre os gestores de contrato e eventuais fornecedores que macularam concorrência ou tem uma imagem arranhada por questões de assédios, favorecimentos e outros atos ilícitos que certamente atingirão o cliente final e sua marca/reputação junto ao mercado?

Sabemos que manter um programa de integridade internamente já é um desafio, vamos imaginar, por exemplo, empresas com 100, 200 e até mais de 1.000 fornecedores? Difícil, mas não impossível….

É de responsabilidade das empresas contratantes, as chamadas “clientes”, assegurar a criação e desenvolvimento de programas de integridade nos seus parceiros de negócio.

Garantir a integridade dentro do parque de fornecimento ajuda na mitigação de riscos e problemas de imagem, além de mostrar ao mercado, clientes e acionistas que toda a cadeia de fluxo de valor é idônea, transparente e preza por processos lícitos.

E o que fazer? Por onde começar?

  • Apresente uma declaração formal ao seu parque de fornecedores sobre questões de compliance assinada pela alta administração, diretor de suprimentos ou de Supply Chain.
  • Exija dos seus fornecedores a implantação de programas de compliance e integridade.
  • Coloque como item de classificatório ter ou não ter um programa implementado.
  • Dê suporte a sua Supply Chain, qualifique, treine, oriente.
  • Procure um suporte especializado, que fará todo este processo na sua rede de fornecedores com maior velocidade e menores custos.

Não espere que algo relacionado a ilicitudes, questões de moral e ética manchem a reputação e a marca da sua empresa, fortaleça sua rede de fornecedores e parceiros.

Gostaria de saber mais? Clique aqui e fale conosco!