Ultimamente, temos visto uma enormidade de informações em manuais, guias, artigos, e-books e outras fontes sobre o assunto que realmente está em voga no Brasil, que é o Compliance.

O problema é que, em alguns casos, além do assunto ser colocado de forma simplista, o que na prática nem de longe é, são passadas informações incorretas sobre alguns assuntos que deixam alguns profissionais e organizações ainda mais confusos sobre o tema e as vezes gastando recursos humanos e financeiros erradamente e até desnecessariamente.

Um dos tópicos mais importantes talvez, diz respeito as certificações relacionadas ao assunto. Uma empresa deve, obrigatoriamente, ser certificada nestas normas?

A resposta é: Depende.

Depende do planejamento estratégico, depende do Budget, depende da Alta Administração, depende da relação que a empresa tem com o mercado e principalmente, depende da estrutura atual que já se tem, até porque não existe literatura que obriga as empresas a se certificarem, e assim partir para um processo tão complexo.

É de unanimidade que uma empresa certificada gera confiança no parceiro de negócio, até porque permite assegurar que existe um SGI ou SGQ com papéis e responsabilidades e sua efetiviamente foi medida e testada. Sabemos que a elaboração de normas técnicas passa por processos e etapas claras e rígidas até a sua publicação e utilização no mercado.

Porém, é preciso ter em mente que, do que adianta a organização desejar uma certificação em gerenciamento de riscos, compliance, antissuborno, se ela ainda sequer conhece seus próprios processos? É preciso “começar pelo começo”, senão serão recursos ao vento e sem um resultado esperado.

Desta forma, aconselhamos que as organizações, trabalhem com o suporte de profissionais e empresas qualificadas no assunto Compliance para implantar ou adequar o seu programa e somente assim, colocar o processo de certificação na pauta.

Colocamos abaixo um quadro orientativo para que as empresas se orientem sobre um processo de certificação, visto que ainda algumas destas normas não são certificáveis até o momento.

Principais Normas Técnicas Relacionadas à Risco e ao Compliance

Fonte: Livro “Compliance, O Estado da Arte – Instituto Memória – 1º Edição, Curitiba 2019. Faça um processo estruturado na implantação e/ou adequação do seu programa de Compliance, entre em contato com a CAB!