Divulgaremos hoje, um glossário de 25 riscos corporativos que foram extraídos das informações fornecidas por várias empresas em seus respectivos negócios. Cada fator de risco abaixo também tem o seu desdobramento, fazendo necessário um forte conhecimento para a sua análise, classificação e tomada de decisão para cada grupo, vamos aos itens!

1) Risco de mudanças nas políticas governamentais sobre o setor 

Redução de investimento governamental ou descontinuidade de políticas e programas de incentivo do governo no setor de atuação da companhia.

2) Riscos ao comércio exterior

Riscos que afetem os processos de importações, exportações ou mesmo as operações no mercado internacional de natureza econômica, comercial, cambial, regulatória e operacional, dentre outras.

3) Riscos aos acionistas

Riscos que podem afetar diretamente os acionistas que detêm determinado tipo de ação, os estrangeiros, os detêm alguma ação de uma sociedade regida por leis que diferem da legislação brasileira ou os acionistas de modo geral, onde são incluídos fatores como: Volatilidade, falta de liquidez das ações da companhia ou do mercado de capitais.

4) Riscos associados as ações da natureza

Riscos associados as mudanças climáticas, desastres naturais e a disseminação de pragas e doenças contagiosas.

5) Riscos associados a atuação do acionista controlador

Riscos associados a influência dos acionistas controladores que se refere a questões como acordo de acionistas, cláusulas estatutárias que podem dificultar a tomada de decisão, conflitos de interesse entre acionistas minoritários.

6) Riscos associados a dependência de fornecedores

Riscos que decorrem do fato de a companhia depender de empresas fornecedoras que são altamente estratégicos devido a tecnologia, processos, produtos ou mesmo serviços prestados.

7) Riscos associados a estratégia de execução do negócio

Riscos de NÃO executar o planejamento estratégico do negócio e também do plano de investimentos com sucesso. Envolve fatores como necessidade de investimentos inesperados, falta ou gestão incorreta do Budget, capacidade produtiva, ROI abaixo do esperado e questões de mercado/aquisições.

8) Riscos associados aos insumos

Risco de variação de preços, câmbio ou disponibilidade de insumos/matéria-prima.

9) Riscos associados ao capital humano

Riscos como uma eventual carência de mão-de-obra qualificada ou mesmo dificuldade no recrutamento, retenção de talentos, aumento nos custos da mão-de-obra ou deterioração das relações trabalhistas.

10) Riscos associados ao produto

Riscos de comercialização de produtos ou prestação de serviços que desviem do padrão da qualidade estabelecido ou requisitos de engenharia, que podem causar acidentes ou efeitos adversos aos seus usuários.

11) Riscos associados aos gestores

Riscos associados ao desempenho/performance quando de formas de avaliação e remuneração e eventual perda de gestores, sobre tudo membros da Alta Administração ou conselho.

12) Riscos associados aos seguros contratados

Risco de insuficiência do valor ou da cobertura de apólices contratadas.

13) Riscos associados as demonstrações financeiras

Riscos de alteração de normas contábeis, erro nas estimativas contábeis ou nas projeções financeiras, “impairment” de ativos, não recuperação de créditos tributários.

14) Riscos associados as subsidiárias, controladoras ou investidas

Riscos associados ao relacionamento da companhia com suas subsidiárias, incluindo em relação a seus resultados operacionais e potenciais conflitos de interesse.

15) Riscos de Tecnologia da Informação – TI

Riscos associados a área de TI que podem incluir fatores como mal funcionamento de sistemas internos, falta de controles internos e testes sobre os sistemas vigentes, obsolescência tecnológica, proteção de dados e computação em nuvem.

16) Riscos financeiros e de fluxo de caixa

Diretamente ligados a situação financeira de do fluxo de caixa envolvendo por exemplo a liquidez, estrutura e níveis de endividamento, operações de Hedge e uso de derivativos.

17) Riscos Jurídicos

Riscos associados aos processos judiciais existentes e futuros da natureza cível, trabalhista e tributária.

18) Riscos operacionais

Ligados as falhas de processos de manufatura, campo e operações que podem implicar em interrupções temporárias com queda na eficiência, perdas e atrasos nas entregas aos clientes finais, abrange també questões como gestão da cadeia de fornecedores, eficiência logística, CD’s, quantidade e qualidade de canais de vendas.

19) Riscos regulatórios

Riscos associados as leis, normas e regulamentos atuais e futuros que são aplicáveis a cada setor, seja ela público ou privado, mercado de capitais como por exemplo controle de preços, normas ambientais, saúde e segurança, sanitárias, trabalhistas, previdenciárias, além das agências reguladoras.

20) Riscos sócio-ambientais

Riscos de impacto sobre o meio-ambiente e as comunidades locais com resistência organizada às operações da companhia e conflitos em torno da gestão de recursos que a companhia depende para suas operações, sítios arqueológicos, áreas de preservação, demarcação de terras indígenas, etc.

21) Riscos tributários

Riscos associados as mudanças da carga tributária, passivos e complexidade fiscal, além da falta de um planejamento tributário correto.

22) Riscos de inadimplência

Ligados a falta ou não da concessão do crédito de acordo com a política de cada organização mais ou menos restritiva e ao apetite ao risco no mercado.

23) Concorrência

Atuar em setores altamente competitivos, como consequência, inclusive, de um processo de consolidação do mercado.

24) Condições econômicas e de mercado

Riscos derivados de condições macroeconômicas associadas por exemplo a políticas internas, oscilações de demanda, instabilidade política e percepção de risco para investidores estrangeiros e agências de classificação de risco.

25) Concentração de fontes de renda

Decorrem do fato de as fontes de renda de receita da companhia se concentrarem em determinado setor, em um número limitado de clientes ou mesmo em uma localidade específica.

Deseja uma consultoria completa? Clique aqui e deixe a CAB Brazil cuidar da sua empresa!