É notório que o assunto “Compliance” vem ganhando cada vez mais destaque dentro das organizações e tal situação não poderia ser diferente.

Já é fato, em inúmeros estados do Brasil, que as empresas nas quais desejam ou já tenham um relacionamento com o poder público, principalmente através de licitações, estão vendo dia a dia nos editais a exigência de um programa de compliance/integridade para participar do certame, caso contrário, estarão impossibilitadas de participar do processo.

Já entre empresas privadas, vê-se uma regulação de mercado, onde as empresas se preocupam cada vez mais em ter parceiros de negócio, fornecedores e até mesmo clientes que sigam regras, normas e práticas de compliance, enfim, quem não deseja ter um parceiro ou fornecedor idôneo?

Diante de um cenário político, econômico e social tão instável, a decisão para adotar um outsourcing de Compliance vem como um alternativa muito interessante e é motivada por inúmeros fatores, dos quais podemos citar:

  • Redução de carga na infraestrutura interna e em recursos humanos.
  • Redução da folha de pagamento, visto que haverá apenas um contrato de serviços.
  • Serviços prestados por profissionais especializados no assunto e em temas específicos.
  • Atribuição da responsabilidade do conteúdo de compliance para uma empresa especializada.
  • Prestação do serviço por profissionais da área, visto que o número de especialistas em compliance ainda é pequeno, quando comparado com a crescente demanda vinda das empresas.
  • Gestão eficiente e segura de forma de garantir que todos os processos da empresa estejam adequados às exigências legais (em constante mudança) da área de atuação da companhia.

O outsourcing de Compliance é um tipo de terceirização de conhecimentos especializados, conhecido como Knowledge Process Outsourcing (KPO), onde as atividades relacionadas a este modelo tendem a ser mais complexas.

Estamos em um período onde a expressão “novo normal” está muito in voga, mas acreditamos que a terceirização do Compliance vem mais no sentido da melhora do planejamento estratégico, pensando de forma mais ampla, com excelente performance e entregas previstas a contrato.

Fale com uma consultoria especializada em Compliance, clique aqui e entre em contato com a CAB Brazil.